A saúde bucal depende em sua grande parte de uma boa escovação aliada ao uso do fio dental. A Má-escovação dentária pode causar problemas que vão desde a cárie até mesmo outras doenças bucais, como a periodontite, ou piorréia, vulgarmente conhecida. Especialistas afirmam que esta doença é indolor, mas pode ser extremamente destrutiva, devendo por isso ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível.

A placa bacteriana que se acumula sobre a superfície dentária e no sulco da gengiva é o principal causador da periodontite, causando assim inflamação gengival. Com o evoluir desta inflamação, as fibras e os tecidos de suporte dos dentes são comprometidos. Como conseqüência, um ou mais dentes podem ficar sem suporte, e começar a abanar, podendo mesmo haver a perda.

Outros fatores podem influenciar o aparecimento/evolução da doença como a idade, o tabaco, carências alimentares, diabetes, HIV, a hereditariedade, o stress, o álcool e a gravidez.

Ao contrário da gengivite, que é uma inflamação gengival que não acarreta perda de tecidos de suporte, e que desaparece com uma boa higiene oral, a periodontite necessita de intervenção de um profissional de saúde. O tratamento consiste sobretudo no controle da infecção e na remoção da placa. "A intervenção deve ser feita através de tratamento clínico com o controle do componente bacteriano. O grande problema da Periodontite é que ela não tem cura e sim controle”, disse o cirurgião-dentista Leógenes Santiago, especialista em Periodontia e professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces.

Como a prevenção ainda é a melhor maneira de combater a doença, dois alunos da Asces, estão trabalhando com a pesquisa da periodontite em casos de nascimento de prematuros e crianças de baixo peso na Maternidade Jesus Nazareno. “Essa pesquisa como extensão universitária demonstra a seriedade do trabalho feito na faculdade e tem a importância de prevenção, pois assim estaremos podendo traçar ações para reduzir os números da doença”, concluiu o professor que é orientador dos alunos juntamente com Daniel Saturnino, também especialista em periodontia.  
 
Se verificar um ou mais dos seguintes sinais abaixo descritos visite rapidamente o seu profissional de saúde oral para uma revisão.

Principais sinais: Dor na boca; Sangramento das gengivas; Aparecimento/Aumento de espaços entre os dentes; Gengivas inchadas ou flácidas; Gengivas retraídas ou os dentes parecem maiores; Mau hálito; Aparecimento de pus; Desconforto a morder ou a fechar a boca; Aumento de sensibilidade dentária.