Membros da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade (RUEF) estiveram reunidos na Asces-Unita, entre dias 04 e 07 de julho, para o aprofundamento do debate sobre a fraternidade e planejamento para os próximos eventos que serão promovidos pela iniciativa. Durante as reuniões, foram discutidos detalhes como os estatutos para a formalização da RUEF e curadoria de trabalhos produzidos em várias universidades da América Latina e Europa.

Na oportunidade, também foi realizado o I Simpósio da RUEF, com a presença de 18 docentes provenientes de nove países, além de professores e estudantes da Asces-Unita, que acompanharam a apresentação do professor Carlos Augusto Alcântara Machado, da Universidade Federal do Sergipe. Ele apresentou sua pesquisa sobre A Fraternidade como categoria jurídica e o momento rendeu várias contribuições entre os presentes, que opinaram sobre o trabalho e fizeram suas colocações. Foi uma oportunidade, também, para o lançamento dos dois últimos livros publicados pela Editora Asces, com os trabalhos publicados nos últimos seminários da Colômbia e Venezuela.

De acordo com o reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz, o encontro serviu como um aprofundamento das atividades da rede. “Desde 2012 quando sediamos o Seminário Internacional da RUEF estabelecemos um forte vínculo com as várias universidades e pesquisadores participantes, e este simpósio foi um aprofundamento e planejamento para os próximos passos”, afirmou.

Para o professor Pablo Ramirez, da Universidade do Chile, o simpósio representa um avanço acadêmico para todos. “É um passo de maturação, porque antes o objetivo era expandir a ideia, mas agora temos um encontro entre nós pesquisadores, onde cada um pode expor sua temática e os colegas discutem aquilo com críticas fraternas, tendo o objetivo de melhorar o trabalho e a produção acadêmica e científica que cada um tem”, afirmou.

Sobre a RUEF

A Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade é uma iniciativa internacional de diálogo acadêmico que promove o estudo e pesquisa sobre a fraternidade, tanto em sua dimensão pública, como nas ciências sociais e humanas, com forte engajamento latinoamericano. A RUEF organiza seminários acadêmicos internacionais, com participação de pesquisadores latinoamericanos e europeus.