Os registros sobre o desenvolvimento da Copa do Mundo em Pernambuco estão reunidos no livro “Memória da Copa do Mundo em Pernambuco”, que será lançado nesta sexta-feira (17), às 19h30, no auditório do Campus II da Asces-Unita.

A obra foi escrita pelos pesquisadores Marcos André Nunes Costa e Edilson Fernandes de Souza e retrata os principais acontecimentos da Secretaria Extraordinária da Copa, órgão responsável pelo projeto em Pernambuco, nos preparativos e execução do projeto estadual.

A narrativa traz uma historicização entre os anos de 2007 a 2014, passando pela ainda pela Copa das Confederações em 2013. Seu objetivo é ser a fonte de consulta para futuros pesquisadores que desejem compreender como a Copa do Mundo foi desenvolvida em solo pernambucano. Acervo fotográfico, clipagens das notícias relacionadas ao tema e mapas ajudam a ilustrar a publicação.

De acordo com Edilson Fernandes, o livro tem a relevância de ser um importante instrumento de consulta sobre os procedimentos que foram realizados. “Foram mais de 27 mil documentos analisados, tendo relevância para pesquisadores das áreas da Administração Pública, Sociologia e História do esporte. A obra traz, ainda, nossas conclusões e críticas sobre a parte que não foi concluída do projeto”, explicou.