O jurista e ex-deputado federal caruaruense Tabosa de Almeida será homenageado na Câmara dos Deputados, em Brasília, na próxima sexta-feira (15), pelo centenário do seu nascimento. A sessão solene é uma propositura do deputado federal Wolney Queiroz e tem o objetivo de destacar a relevância do trabalho realizado pelo homenageado enquanto parlamentar e também na educação superior caruaruense, sendo fundador do primeiro campus universitário do interior do Norte/Nordeste, hoje Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

A agenda em Brasília também contará com uma série de visitas técnicas dos alunos de Direito da Instituição a órgãos dos poderes Judiciário e Legislativo em Brasília, entre os dias 13 e 16.  Os acadêmicos visitarão o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, eles visitarão a Câmara dos Deputados.

A atividade tem o objetivo de possibilitar uma vivência prática e a observação de como é a dinâmica de funcionamento dos órgãos, conhecendo as instalações, avaliando o trabalho dos técnicos e a postura dos Ministros durantes as sessões. Na Câmara dos Deputados, eles acompanharão detalhes sobre o rito da Câmara, o funcionamento das comissões e a atuação dos parlamentares.

Para o coordenador do curso de Direito, Darci Cintra, será um momento para que os universitários adquiram uma experiência diferencial em sua formação. “Os que já participaram em outros momentos relatam que as visitas possibilitaram enxergar novas possibilidades na atividade jurídica. Coroando nossa visita, também será possível que eles acompanhem a sessão solene em homenagem a Tabosa de Almeida, um momento muito importante para todos nós”, destacou.

A estudante do décimo período Letícia Araújo, que fará parte da comitiva, está ansiosa com a vivência que irá adquirir. “A expectativa é grande, pois sinto que essa viagem será um dos momentos mais importantes da minha graduação. O programa de visitas técnicas, além de ser inovador, proporciona aos estudantes de Direito uma visão ampla das maiores instituições do judiciário e que, dado o momento político do Brasil, estão no centro das atenções. Essa viagem ampliará a visão jurídica de todos os envolvidos e sedimentará os conhecimentos adquiridos em sala de aula através de sua aplicação prática”, frisou.