Será apresentado hoje, 27, ao governo federal, uma série de recomendações para aprimorar a política de controle do tabagismo. O documento foi elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contêm entre elas, duas medidas são consideradas essenciais para reduzir o tabagismo: revisão da política de preços do cigarro e implantação de ambientes livres de fumo.

O Brasil é tido como um país líder durante anos no combate ao consumo de cigarro, mas ainda mantêm dois pontos vulneráveis. O preço do cigarro brasileiro é um dos mais baratos do mundo e são poucos os locais no País onde fumar em ambiente fechado é proibido.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu por várias vezes o aumento do imposto sobre cigarros. Essa mudança agora está sendo analisada pelo governo, mas ainda enfrenta resistências. Essa é a primeira vez que a OMS faz uma análise de um programa de controle do tabagismo. Além de constatar essas duas falhas, a equipe também deve orientar que o País reveja a estratégia do programa de prevenção. Para especialistas, ele ainda está muito centrado no tratamento com remédios.

Com informações da Agência Estado.