Foi com muita emoção e simbolismo que o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), homenageou o seu fundador, Dr. Adalberto Tabosa de Almeida, no dia em que ele completaria cem anos de idade, 17 de abril de 2017. A cerimônia foi só o início do ciclo de homenagens que serão dedicadas ao centenário do Dr. Tabosa de Almeida, como era mais conhecido, durante todo o ano de 2017.

As homenagens tiveram início na manhã da segunda (17) com ação social no distrito rural de Terra Vermelha, onde Dr. Tabosa de Almeida nasceu. Professores e estudantes de cursos da Asces-Unita ofereceram serviços de saúde como prevenção e cuidados odontológicos, prevenção do câncer uterino e de mama, uso de plantas medicinais, aulas de dança além de orientação jurídica.

E à noite, o Reitor Paulo Muniz Lopes, a Pró-Reitora Acadêmica Marileide Rosa de Oliveira e a Pró-Reitora Administrativa Emília Pinheiro receberam autoridades da área educacional, política, entidades de classe, docentes e estudantes da Asces-Unita e da Escola Municipal Adalberto Tabosa de Almeida, de Terra Vermelha.

O irmão, Jorge Tabosa de Almeida, representou a família Tabosa que durante a cerimônia, falou sobre processo da vinda de sua família da zona rural de Caruaru até chegar ao centro da cidade e da trajetória do seu irmão, que para ele, deveria ter sido reconhecido pelo estado como o homem da educação. “Ao meu entender ele era merecedor de receber o título de o ‘Deputado da Educação’, por tudo que ele fez pela educação no interior do estado de Pernambuco”.

O Docente a mais tempo de atividade acadêmica na Asces-Unita, Renato Cabral, apresentou o seminário sobre a trajetória de vida, suas conquistas e o legado educacional e cultural deixado por Dr. Tabosa. Walmiré Dimeron, do Instituto Histórico de Caruaru, reafirmou a importância do Dr. Tabosa para a educação e cultura de Caruaru, “o instituto histórico tem a missão de elucidar e preservar a memória de caruaru, principalmente através da obra e da memória dos seus ícones como o Dr. Tabosa”, pontuou Dimeron.

Em um momento emocionante, a funcionária mais antiga da Instituição e que trabalhou diretamente com Dr. Tabosa, Maria Creuza da Silva, leu uma carta aberta onde relatou a dedicação e o desejo do fundador de melhorar a vida de seus conterrâneos. O professor Joab Levi, da Escola Municipal, que leva o nome do homenageado, localizada em Terra Vermelha, também falou da importância da família Tabosa para a localidade, a escola e a história de Caruaru.

Para o Reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes, celebrar o centenário é relevante para a memória e para os dias atuais. “Onde estamos realizando esse evento, a Praça das Placas, para nós tem um forte simbolismo, porque nesta praça não estão apenas nós e sim o fruto da obra de Dr. Tabosa, as centenas de placas de formaturas dos que por aqui passaram, hoje estão presentes celebrando também o centenário de quem deu oportunidade a que tantos jovens caruaruenses pudessem desenvolver seus projetos e levar adiante seus ideais. Essa casa, provocado por essa iniciativa pioneira, abriga a terceira geração de formados, aí o porquê de celebrar este centenário para nós é muito relevante, pois mais do que celebrar a memória, é celebrar o presente, o que hoje ainda continua fazendo a obra e o legado do Dr. Adalberto Tabosa de Almeida”, finalizou o Reitor Paulo Muniz.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de educação de Caruaru, Rubenildo Moura, do diretor do Campus Agreste (CCA), Manoel Guedes, da diretora do Colégio Sagrado Coração, Irmã Maria José, da gerente do SESC Caruaru, Luzinete Lemos, diretora da Escola Municipal Adalberto Tabosa de Almeida, Giselda de Vasconcelos Florêncio, autoridades políticas como o ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues, autoridades jurídicas como o Juiz Marupiraja Ribas e o Advogado e Diretor do Procon Caruaru, Nyverson Ferreira Moura.

Neste ano do centenário do fundador do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), a Instituição completará em maio 58 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão universitária no interior do Nordeste do Brasil.