Quase todo brasileiro bebe, mas bebe pouco – apenas uma ou outra caneca de chope ou taça de vinho de vez em quando. É isso que revela os mais recentes resultados de 30 anos de pesquisas sobre os problemas ligados ao consumo de álcool e outras drogas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  O psiquiatra Ronaldo Laranjeira é o responsável pelo o primeiro levantamento nacional sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

De novembro de 2005 a abril de 2006, pesquisadores treinados por ele e sua equipe entrevistaram 3.007 pessoas com mais de 13 anos de idade em áreas urbanas e rurais de 147 municípios das cinco regiões brasileiras.

A pesquisa revela que jovens começam a beber mais cedo. A idade média para o início do consumo baixou dois anos em um intervalo de menos de uma geração, de acordo com Levantamento do Padrão de Consumo de Álcool dos Brasileiros. A faixa etária de 25 a 28 anos começou a beber aos 15 anos e adolescentes entre 14 e 17 consumiram bebidas alcoólicas pela primeira vez aos 13 anos.

As quantidades consumidas também impressionam, os adolescentes chegam a tomar cinco doses, quase o mesmo que adultos. Mulheres até 25 anos bebem com a mesma freqüência que os homens. Os resultados da pesquisa, encomendada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), foram apresentados nesta quinta-feira, dia seis, no Congresso da Associação Brasileira de Estudos sobre Álcool e Drogas (Abead).