Desde o segundo semestre de 2015, o curso de Odontologia da Asces-Unita dispõe do “Laboratório de Pesquisa em Biofotônica e Materiais Aplicados à Saúde”, que trabalha com laser para diagnosticar e tratar pacientes. As pesquisas desenvolvidas no laboratório resultaram na aprovação de dois trabalhos que serão apresentados em maio nos EUA, durante o CLEO – Laser Science to Photonic Applications. O primeiro deles, que fala da sondagem periodontal não invasiva, é a conclusão de um estudo que teve início durante o doutorado da professora Cláudia Mota, com mandíbulas suínas, continuou com o mestrado de Luana Fernandes (UFPE), e sua última etapa foi realizada na Asces-Unita, com a participação do coordenador do curso de Odontologia, Leógenes Santiago, além de dois alunos (Hugo Oliveira e Kayque Neves, este último, atualmente egresso).

O segundo, que fala dos agentes de compensação óptica para diagnóstico por imagem, faz parte dos trabalhos da tese de doutorado da Profa. Vanda Carneiro (Odontologia/Asces-Unita), e conta com a participação do estudante Alex Souza. A professora Cláudia Mota explica a relevância do evento para a área odontológica: “Este congresso é um dos maiores eventos de fotônica do mundo, com participação de engenheiros, físicos, químicos, profissionais de saúde. Todos envolvidos com pesquisas em tecnologia de ponta. Um dos temas abordados na CLEO é justamente a Biofotônica, linha de pesquisa da qual o nosso grupo faz parte. Neste evento estarão presentes pesquisadores renomados desta área, bem como fabricantes de equipamentos aplicados à biofotônica. Será uma oportunidade ímpar de estabelecer contatos com pesquisadores de outros lugares do mundo, bem como grupos de pesquisa bem consolidados nesta área.”

O CLEO acontecerá em maio, confira mais sobre o evento aqui