Entre os dias 24 e 28 de outubro os estudantes da Asces-Unita terão uma semana diferenciada nas bibliotecas da instituição, uma programação recheada de atividades acadêmicas irão incrementar a rotina da biblioteca. Serão ao todo cinco oficinas, com foco na produção acadêmica e científica. A proposta é que que os estudantes possam aproveitar a oportunidade de aprendizagem e discussão sobre temas práticos que serão utilizados tanto na área acadêmica quanto profissional, que envolvem técnicas para pesquisar no ambiente digital e utilizar de forma eficiente estes dados. As inscrições para as oficinas, roda de conversa e CineBiblios serão feitas pelo link:https://docs.google.com/a/asces.edu.br/forms/d/1bmfpAkpZASU_RGHkWTM89PmgFToPj8N10PnMaIgzSw0/edit

Confira a programação completa e inscreva-se:

• Padronização de trabalhos acadêmicos; Pesquisa na WEB e bases de dados (EBSCO e RTO); Formatação de pôster científico; Referência Bibliográfica e Técnicas de leitura.  Cada oficina corresponde a duas horas de atividade complementar a serem validadas pelo Núcleo de Atividades Complementares. Essas oficinas irão acontecer nos laboratórios de informática do campus I e II.

Oficinas:

•  ​A arte da leitura e sua influência na escrita de um bom texto.Mediado pela professora Belisa Duarte e pela jornalista Moema Duarte
  • Colóquio Universitário: Dirimindo dúvidas sobre um trabalho acadêmico. Mediado pelo professor Marcelo Viana

Será abordado:

– Visão geral: um panorama sobre a Ciência;

– A ciência e o trabalho acadêmico:* Porquê? * Para quê?  * Como?

– Os parâmetros que referenciam um trabalho científico: a pirâmide científica;

– Oportunizando os pressupostos de um trabalho acadêmico: o FINER;

– A análise estatística no desenho metodológico de um trabalho acadêmico;

– Os parâmetros que fundamentam um projeto de pesquisa: o título, a introdução, os objetivos, as hipóteses, os objetivos, a metodologia e o referencial teórico;

– Conclusão.

Rodas de conversa:

Tem como propósito incentivar a leitura com prazer e discussão sobre temas relevantes para construção acadêmica/social, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo. A Roda de Conversa tem a finalidade de instigar o aluno à pesquisa, leitura e produção de textos. Sob o tema: Processo de Invisibilização das Mulheres e de sua Lutas no Mundo, o diálogo será antecedido do documentário India’s Daughter (Filha da Índia) – que relata sobre um grupo de seis homens que aborda uma estudante dentro de um ônibus na Índia e estupra a jovem, que morre dias depois no hospital. Revoltadas, as mulheres daquele país vão às ruas protestar e mobilizam a população, iniciando uma onda mundial de indignação contra esse tipo de violência. Esse é o mote do filme India’s Daughter (Filha da Índia), que, censurado na Índia, mas, permitido no Brasil. A mediação será pelo NUGEN e pela professora Elba Ravane.

• A biblioteca como encontro do saber – Mediado pelo professor Marco Aurélio

Apresentação de livros produzidos por discente:

• Exposição do livro: Curso de Legislação de trânsito. Produzido pelo aluno Gleydson Mendes, do 10º período de direito. Será exposto no hall do prédio do curso de direito.

CineBiblios:

• Terá como tema principal: Consciência cidadã e cidadania. Será mediado pelo Cine Sofia e pelo professor Lucas Galindo, que trará um filme com uma abordagem sobre o tema principal.

Premiação:

Serão premiados o aluno e professor que mais frequentou a Biblioteca Central e a Biblioteca Setorial.

Exposição de livros:

Durante a semana da Biblioteca a Editora RBE e o Grupo Gen, que irão expor livros de uso Científico e Técnico com preços promocionais podendo conceder descontos de até 50%. Essa exposição acontecerá no campus II.