O Grupo de Extensão denominado, Administração Viva, ligado ao Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM) da Instituição, vem trabalhando junto a órgãos públicos a fim de desenvolver mecanismos de solução para políticas públicas.

O trabalho funciona com a montagem da estrutura legal e organizacional do órgão a ser visitado, em sequência, os estudantes conhecem a instituição e produzem relatos de experiência onde apontam possíveis soluções para superação dos desafios identificados durante a visita.

Uma das coordenadoras do projeto, Elba Ravane, comenta que essa é uma oportunidade para os extensionistas conhecerem na prática a estrutura física, a rotina administrativa, os problemas e procurar colaborar com melhorias. “Este grupo possibilita que os estudantes conheçam a administração pública municipal, estadual e federal e assim possam construir proposta de intervenção que colaborem com a qualificação das políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos visitados”, explica Ravane.

Além da professora Elba Ravane o grupo conta com a coordenação do professor Tony Galvão e a participação de 11 estudantes dos cursos de Administração Pública e Direito. O Projeto já realizou visitas a Secretaria de Participação Social de Caruaru, Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas de Caruaru e a Secretaria da Fazenda do Estado.

No próximo dia 13 de outubro será a vez de visitar o Instituto Nacional do Seguro Social – a Previdência Social (INSS) do município.

Administração Pública do Futuro

Paralelo as pesquisas em órgãos públicos, outro grupo de estudantes ligados também ao LPPM, visitam escolas para apresentar aos estudantes do 3º ano a importância da formação em Administração Pública para sociedade. No dia 20 de setembro foi visitada a Escola o Pequeno Príncipe no município de São Caetano e no próximo dia 11 de outubro, às 8h, será realizada uma visita ao Colégio Estadual de Caruaru.