Uma experiência realizada com bateristas está mostrando que para ser músico é preciso também ter o condicionamento físico de um bom atleta. De acordo com o estudo realizado por pesquisadores britânicos, tocar bateria pode exigir o mesmo esforço físico que jogar uma partida de futebol.

Segundo a pesquisa, tocar o instrumento durante 90 minutos pode elevar o ritmo cardíaco a até 190 batidas por minuto, nível comparado ao dos jogadores profissionais e a média de calorias consumidas pode chegar a 600.

O baterista Clem Burke, da banda Blondie, fez parte de uma experiência de oito anos, na qual os especialistas instalaram equipamentos para medir seus batimentos cardíacos, consumo de oxigênio e níveis de ácido lático no sangue. "A diferença é que enquanto os jogadores profissionais jogam em média uma ou duas vezes por semana, os bateristas podem tocar todos os dias quando estão em turnê", disse o médico responsável pelo estudo, Marcus Smith, da Universidade de Chechester.

Para o especialista, ficou claro que o preparo físico dos músicos "tem que estar excelente" na hora de subir ao palco. O experimento foi realizado em parceira com a Universidade de Gloucestershire, que está criando um "laboratório da bateria" para realizar testes com outros músicos.