A Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia, até o próximo sábado (7), o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Trata-se do maior evento da área na América Latina. O curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) está representado no evento. Concorrendo, inclusive, em uma premiação nacional.

Dentro da programação do congresso, será realizada, a partir desta quarta-feira (4), a XXVI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). E é justamente nesta premiação que a Asces-Unita está competindo. O estudante Yuri Vicente Silva de Lima, que atualmente cursa o quarto período, representa a Asces-Unita e o Nordeste na modalidade Blog, com o trabalho “DezConstruindo”.

Elaborado na disciplina Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs), sob orientação da professora Cristina Vila Nova, ele disputa a premiação com trabalhos de alunos de instituições do Norte, do Sudeste e do Sul do país. A apresentação acontece na próxima sexta-feira (6), e o resultado será divulgado no sábado (7), durante cerimônia.

Além dos envolvidos na produção, também participam do congresso: o professor Diogenes Barbosa, que estará como avaliador de trabalhos em duas modalidades da Expocom e também fará a mediação de sessões do Intercom Júnior (IJ); o egresso Leonardo Cícero, formado na primeira turma de Jornalismo, que avaliará outras duas modalidades da Expocom; e a gestora da Assessoria de Comunicação e Marketing, Diana Bezerra, que participa de oficinas e atividades na área de atuação.

DESTAQUE – Este é o segundo ano consecutivo que o curso de Jornalismo da Asces-Unita chega a uma final nacional da Expocom. Em 2018, o trabalho “Novos olhares sobre a resiliência quilombola” concorreu ao prêmio na modalidade Fotojornalismo. A produção foi orientada pelo professor Diogenes Barbosa.