O estudante Leonardo Silva (à esquerda) e o professor Diogenes Barbosa (à direita), ambos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), participam, esta semana, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O evento está sendo realizado na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e é considerado o maior da América Latina no campo da Comunicação Social.

Leonardo, que é estudante do quarto período, participa pela primeira vez de uma edição nacional do Intercom. Já o professor Diogenes Barbosa é sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), atuando como avaliador e coordenador de sessões em edições regionais do evento.

Ambos permanecem na capital paulista até o fim de semana, acompanhando toda a programação do evento.

Intercom Nacional

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.

Durante o congresso, o maior do país na área, há também a entrega de prêmios, como o Luiz Beltrão, concedido nas categorias "Liderança Emergente", "Maturidade Acadêmica" Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”, e os prêmios estudantis, para alunos de graduação, mestrado e doutorado.