Aconteceu ontem (15/08), no Rio de Janeiro, um evento promovido pela ONU e pela Fundação Oswaldo Cruz para celebrar o Dia Internacional da Juventude. 

Entre os jovens convidados/as para participar do debate sobre Juventude e a Agenda 2030 está o egresso de Relações Internacionais da Asces-Unita Mathaus Ranie, que representa no evento o Coletivo Mangueiras, organização de jovens feministas por direitos sexuais e direitos reprodutivos.

Mathaus se formou no final de 2015 e atua como Mobilizador Político no Coletivo Mangueiras, organização parceira do projeto Cidadania Global, do Laboratório de Práticas em Relações Internacionais da Asces-Unita.

Participaram o enviado especial do secretário-geral da ONU para Juventude, Ahmad Alhendawi; o assessor especial do secretário-geral da ONU sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, Wilfried Lemke; o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic; o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; e o representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal. O UNFPA coordena o Grupo Assessor Interagencial sobre Juventude da ONU.

Os grupos Dream Team do Passinho e Música na Calçada fizeram apresentações durante o evento.

O objetivo da roda de conversa foi promover a discussão sobre os desafios e oportunidades para as pessoas jovens e seu papel para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda para 2030 das Nações Unidas.

Participaram jovens e lideranças de articulações e redes que trabalham com questões como juventude negra, LGBTI, vivendo com HIV-Aids, com deficiência; comunidades tradicionais, afro-religiosas, indígenas e de refugiados, entre outros. Jovens da comunidade de Manguinhos e outras comunidades cariocas também estarão presentes.