Nesta terça-feira (23), o curso de Biomedicina da Asces promoveu a palestra “HLA e REDOME (Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea)” com o Biomédico do laboratório HLA Diagnóstico e do Hemope (Recife), Dr. Glauco Wilcox. O objetivo foi informar e conscientizar sobre a importância do cadastro como doador de medula óssea, ato que pode salvar vidas.

O evento aconteceu na Sala de Espelhos do Campus II, em parceria com a Associação dos Amigos dos Doadores de Medula Óssea (ATMO). Na ocasião, membros da ATMO realizaram também o cadastro de novos doadores voluntários. Os cadastros continuam no Hospital Regional do Agreste, setor de transplantes.

Discentes de diversos períodos dos cursos de saúde participaram da palestra. A coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro, comentou sobre a relevância de momentos como este para os acadêmicos “é muito importante o envolvimento dos nossos estudantes nessas campanhas, porque ações como esta confirmam ainda mais a responsabilidade social da Instituição”.

A medula óssea é a matriz do sangue, que contém as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, além de crianças com algumas doenças genéticas precisam do transplante para sobreviver.

Qualquer pessoa com saúde em bom estado e idade entre 18 e 55 anos pode ser um doador. É importante destacar que não é necessariamente porque alguém está no REDOME que vai doar parte da sua medula. O cadastro serve apenas como banco de dados, que, caso seja detectado um doador compatível com o receptor e, depois de exames mais detalhados e comprovação de total compatibilidade, é que é feito o transplante.

Sobre a ATMO
É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade apoiar os pacientes, familiares e os centros de transplante de medula óssea. Mais informações sobre a Associação e como se tornar um doador, acesse www.atmo.org.br.