A estudante Karoline Rissele, do 6º período do curso de Biomedicina foi a única representante do Nordeste selecionada para participar da III Escola de Inverno em Biociências e Biotecnologia promovida pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FCFRP/USP), ocorrido entre os dias 25 e 29 de Julho de 2016.

Candidatos de diversos estados do país estiveram participando da seleção, que ocorreu através de uma análise prévia de currículos e histórico de notas da graduação. O curso, realizado em período integral ao longo do mês de julho passado, ofereceu aulas teóricas e práticas em que os participantes optaram entre os grupos de pesquisa apresentados. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de pesquisa dos docentes do programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, além da realização de atividades práticas desenvolvidas nos diversos laboratórios da instituição. Karoline optou pelo “Laboratório de Epidemiologia molecular, identificação, taxonomia, virulência, e genômica de Enterobactérias e outras bactérias de interesse clínico”, onde esteve participando de atividades que envolviam técnicas de biologia molecular e biotecnologia para a realização de tipagem molecular e análise da diversidade genética de diferentes linhagens bacterianas.

“Optei por este laboratório como uma maneira de vivenciar na prática alguns procedimentos que pudessem contribuir com as pesquisas científicas que já desenvolvo na Asces. Com esta vivência, pude estabelecer novos contatos e parcerias, além de conhecer mais a fundo as diversas linhas de pesquisa que compreendem o programa de pós-graduação em Biociências da USP, tendo em vista meu interesse em fazer pós-graduação strictu sensu no futuro.”, comenta a estudante.

A USP está entre as maiores universidades brasileiras, considerada uma das mais importantes do país, referência entre as universidades ibero-americanas. É responsável por centenas de pesquisas de impacto mundial e possui os programas de pós-graduação com os mais altos conceitos CAPES do país. “O envolvimento de Karoline em pesquisa tem ocorrido desde o 2º período do Curso de Biomedicina. Seu interesse em buscar atividades externas em outras IES amplia as possibilidades de parcerias não só para sua pesquisa desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa GPPATO, mas também abre possibilidades de novas colaborações entre nossa IES com outros Centros Universitários”, comenta a docente orientadora da estudante nos projetos de pesquisa desenvolvidos por ela na Asces, Prof a . Dr a . Sibele Ribeiro.