Com o intuito de promover artistas da região, difundir novos talentos e formar público, o Cênicas – Festival de Teatro, Dança e Audiovisual do Paulista, traz na sua primeira edição mostras competitivas de peças teatrais e grupos de dança (infantil e adulto), além de exibição de curtas metragens produzidos principalmente por cineastas pernambucanos.

O evento vai acontecer entre os dias 16 à 20 e 23 à 26 de novembro no Cineteatro Paulo Freire na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife, com apresentações para o público infantil e espetáculos de dança no turno da tarde, entre às 13h e 17h e peças teatrais (adulto) e exibição de curtas a partir das 18h até às 22h.
Os selecionados concorrerão em diferentes categorias, dentre elas: melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem e outros. Haverá premiação em troféus para os vencedores; certificados de participação para todos e, cada grupo selecionado, terá direito a 50% do valor da bilheteria relativo à sua apresentação.
O grupo de teatro da Faculdade Asces realiza apresentação no dia 23 de novembro, ás 19h, dessa vez o espetáculo exibido será "O Losângulo Amoroso".
O festival conta com o apoio da secretaria de Cultura da Cidade do Paulista, além de entidades do meio artístico, como o SATED/PE – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Pernambuco e a FETEAPE – Federação de Teatro de Pernambuco.