O Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (SANAR), do Governo de Pernambuco, foi premiado na 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (14ª Expoedi), realizado em Brasília, no Distrito Federal. O projeto tem o objetivo de eliminar ou reduzir doenças causadas por parasitas ou agentes infecciosos, e tem como Assessora Técnica a enfermeira Eline Mendonça, egressa do Curso de Enfermagem da Faculdade Asces e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Avaliações em Saúde do IMIP.

As ações do Sanar são desenvolvidas desde 2011 em pelo menos 108 municípios definidos como prioritários no Estado e também garantiram a premiação do programa nos anos de 2012 e 2013. “Enquanto Assessora Técnica do Programa, me foi dada a oportunidade de autoria e apresentação do trabalho”, ressalta Eline, e complementa “No final do ano passado, um trabalho também de minha autoria foi premiado pela Editora Abril no Prêmio Saúde”, conclui a enfermeira. O Prêmio contempla projetos de estudos em fase clínica e campanhas de prevenção.

A Egressa teve seu primeiro contato com a área de Avaliação em Saúde por intermédio da professora Valéria Gorayeb, e escolheu o tema para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Em 2010, fez uma experiência com Saúde da Família em São Vicente Férrer. Aprovada na Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde da família do IMIP em 2011, fez estágio na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) especificamente na Secretaria de Vigilância em Saúde (SEVS-PE) no programa SANAR.

O trabalho intitulado “A integração da vigilância e atenção básica em saúde reorientando práticas para atenção integral aos portadores de tuberculose e hanseníase no Estado de Pernambuco” foi selecionado para exposição oral no decorrer da Mostra Competitiva do 14ª Expoepi. “Tratam-se dos resultados das ações estratégicas desenvolvidas pelo Programa, para enfrentamento da Tuberculose e Hanseníase em 59 municípios prioritários no Estado”, explica Eline.