Aclamado por diversas contribuidões para a cidade de Caruaru, o ítalo-caruaruense Giacomo Mastroianni recebeu uma permanente homenagem em forma de busto, inaugurado na manhã da sexta-feira (01).  A ação foi uma iniciativa da Fundação de Cultura da prefeitura da cidade e a estátua está localizada na praça da Avenida Cleto Campelo, recentemente revitalizada.

Estiveram presentes no cerimonial a família Mastroianni, o prefeito do município, José Queiroz e a primeira-dama Carminha Queiroz, o vice-prefeito Jorge Gomes, demais autoridades, convidados e sociedade de modo em geral. Na oportunidade, a Faculdade Asces foi representada pelo presidente da Instituição, Prof. Paulo Muniz.

Em discurso emocionado, o jurista e jornalista Giovanni Mastroianni fez um resumo dos feitos de seu genitor, dentre os quais, empreendimentos na área do comércio e imobiliário, além do respeito dos caruaruenses. “Uma das glórias de papai foi não deixar nenhum inimigo e assim passar esse legado aos seus descendentes”, afirmou Giovanni.  

Após do descerramento do monumento com as devidas saudações, o prefeito José Queiroz, em uso da palavra, destacou a importância dos elementos históricos para uma cidade e a constante busca de imortalizar aqueles que contribuíram para a Caruaru de hoje. “A família é hoje autora dessa homenagem, seu sentimento fraterno, inesquecível, memorável de Giacomo Mastroianni”, resume Queiroz.

Na qualidade de um dos sócios-colaboradores da Associação Caruaruense de Ensino Superior (atual Asces), Giacomo é reconhecido pelo legado deixado para a educação caruaruense, contribuindo para a transformação de Caruaru em polo educacional do Agreste.