A prática de amamentar é um processo natural, instintivo e observa-se um número elevado de desmame precoce em todo o mundo, sendo a retomada ao trabalho das mães como uma das causas apresentadas. É por isso que o Ministério da Saúde propõe a criação das chamadas “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora”, como suporte às mulheres para amamentarem ou para a ordenha do leite humano e estoque para seus próprios filhos entre uma jornada e outra de trabalho.

Seguindo este exemplo, a Instituição inaugurou em abril de 2013, no Campus II, a Sala de Apoio à Amamentação, que surgiu através do projeto de extensão Faculdade Amiga da Criança que propôs, entre os seus objetivos, implantar uma sala de apoio ao aleitamento materno para acadêmicas e funcionárias em processo de amamentação. O projeto envolve professores e funcionários de diferentes cursos, especialmente, da Graduação em Enfermagem.

“Ao compreender este fato e após observar estudantes da Faculdade desmamando em locais impróprios para o estoque do leite ou com problemas como mastite, ingurgitamento mamário – entre outros decorrentes da impossibilidade de desmame durante a sua permanência na instituição de ensino, as docentes do projeto propuseram a instalação da Sala de Apoio à Amamentação a fim de apoiar esta mulher trabalhadora ou estudante em suas necessidades”, relata uma das coordenadoras do espaço e professora do curso de Enfermagem, Nayale Lucinda.

Atualmente, a sala funciona no Campus II realizando orientações sobre amamentação e alimentação da criança até os dois anos de idade, recebendo mulheres que ordenham seu leite e realizando uma busca ativa de estudantes e funcionárias grávidas ou em fase de amamentação, a fim de dar suporte de acordo com as necessidades específicas apresentadas por cada uma.

Nos três turnos, os estudantes extensionistas do projeto, capacitados para este tipo de orientação e assistência, estão presentes na sala por regime de plantão, sob supervisão das docentes responsáveis pelo projeto.

Faculdade Amiga da Criança

A Faculdade Amiga da Criança é um projeto de extensão que visa envolver a comunidade acadêmica numa assistência multidisciplinar integrada promovendo ações de promoção à saúde em consonância com o Programa de Humanização do Pré-Natal, Parto e Nascimento.

Sala de Apoio a Amamentação

São várias ações propostas perpassando a gestação, o parto, o puerpério (pós-parto) e o cuidado à criança até os dois anos de idade. “Dentre os objetivos do projeto, vislumbra-se as ações relativas à promoção da amamentação, carro chefe do nosso projeto”, confirma Nayale Lucinda.

No momento, o projeto desenvolve atividades de assistência e educação em formato lúdico e interativo na sala de apoio à amamentação, na Faculdade Asces, e a partir de parcerias com o Centro de Serviço à Vida (CSV) – ONG que apóia em média 70 famílias do Bairro Santa Rosa em Caruaru – Escola Viver (ligada à ONG CSV), Pastoral da Criança e outras escolas públicas e privadas são desenvolvidas ações contínuas de apoio as mães e os bebês do município de Caruaru.

Benefícios do aleitamento materno para os bebês e para as mães:

Bebês: Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até a morte. O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Mães: A mulher que amamenta corre menos risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. Amamentar também ajuda a mulher à voltar ao peso normal mais rápido.

Você sabia? Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é completo. Isso significa que até os seis meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Saiba mais: