A atividade surgiu no início do semestre durante a elaboração da disciplina de Anestesiologia, ministrada pelo professor Marconi Maciel, para os estudantes do 4º período do curso de Odontologia da Instituição.

O CriaCiência baseia-se na ideia de envolver a criatividade para o surgimento de projetos que desenvolvam ciência aplicada a conhecimentos anatômicos, farmacológicos, fisiológicos e de técnicas anestésicas locais.

O professor Marconi Maciel explica o que ele espera dos estudantes do curso sobre o projeto. “Esperamos que o projeto além de estimular a capacidade de interagirem em grupo e de forma integrada, os estudantes têm a oportunidade de exercerem técnicas anestésicas similares às que irão exercer nos pacientes em períodos mais adiante respeitando assim o currículo de graduação crescente de complexidade”, comentou Maciel.

Durante todo o semestre os estudantes se dividiram em grupos e receberam casos clínicos reais com poucas imagens e informações onde a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e das suas formações acadêmicas até o presente momento, precisarão construir algum projeto que envolva a representação de um procedimento cirúrgico de anestesia local.

“Os estudantes surpreenderam em suas apresentações, construíram macro modelos espetaculares e escolheram casos clínicos e procedimentos cirúrgicos de bastante relevância e complexidade, isso é a prova da capacidade de nossos estudantes e do sucesso do trabalho”, ratificou Maciel.

E em parceria com a Oral-B, os três primeiros colocados receberam uma premiação especial e os demais foram contemplados com brindes da empresa. Os grupos foram avaliados por profissionais da área e pelo professor da disciplina de Anestesiologia do curso de Odontologia, Marconi Maciel.