Estudantes do décimo período de Odontologia da Faculdade Asces e profissionais da área participaram na manhã desta quarta-feira (18) de palestra oferecida pela Faculdade Asces como forma de iniciar as comemorações do Dia do Cirurgião Dentista.

O encontro teve como tema principal: A Ética e a Odontologia. Para conduzir a exposição, os participantes contaram com a presença de Breno Albuquerque de Melo, membro do Conselho Regional de Odontologia. O convidado iniciou seu discurso agradecendo a satisfação em reencontrar ex-alunos como também alguns amigos de profissão.

Dentro do que foi debatido, Albuquerque destacou que a ética é uma questão de escolha assim como tantas outras coisas na vida e que se faz necessário querer antes de tudo. De forma bem humorada, o palestrante ilustrou com exemplos do cotidiano profissional o quanto é indispensável a atuação do conselho na profissão, além disso destacou que a classe deve ser cada vez mais unida num interesse comum, da responsabilidade de um profissional desta área, em atuar nas necessidades básica de um indivíduo.

Para dar ênfase ao tema, apontou alguns dos principais fundamentos do conselho, que são baseados em princípios éticos. Destacou a função fiscalizadora na qual o Órgão averigua as condições de funcionamento dos consultórios e as condições dos trabalhos dos profissionais, e a função jurídica que é a autonomia para receber denúncias, instalação de sindicância, e processos disciplinares dentro das normas profissional.

A estudante Renata Martins (10º período) participou da palestra considerando muito relevante a discussão que trata da ética bem como a postura dos profissionais da área. “A ética na profissão, seja ela qual for, é ponto fundamental de fortalecimento, tanto da atividade profissional quanto na valorização da classe, principalmente a de Odontologia que tem um papel social essencial e indispensável tendo em vista que está diretamente com a saúde humana”, disse a jovem.