O Férias no Campus acontece todos os anos no mês de julho, período em que as instituições de ensino estão em recesso acadêmico. Desse modo, permite uma maior participação do público em atividades de extensão. Em 2011, as atividades serão promovidas de 04 a 09/07.

As experiências ao longo das últimas oito edições do programa têm trazido tantos resultados positivos que, em 2010, o formato mudou para oportunizar mais conhecimentos aos participantes ao incorporar o modelo praticado na Universidade de Valência (Espanha), realizado simultaneamente ao da Faculdade Asces. Nesse sentido, foram ampliadas as ofertas de cursos, minicursos e oficinas, bem como de atividades voltadas para a área cultural e artística, possibilitando que os participantes sejam integrados em diferentes atividades durante a semana.

“Neste novo contexto, o tradicional programa Férias no Campus, atualmente em sua 9ª edição, absorve dois elementos fundamentais deste processo de integração: a transdisciplinariedade do saber e a necessidade de transformar o conhecimento acadêmico em ações que impactem positivamente na sociedade. Ambos os fundamentos convergem na idéia da Responsabilidade Social como origem e destino das instituições, notadamente neste início de século XXI”, disse o coordenador do programa, Ademário Tavares.

Ministrada por professores, estudantes e profissionais de diversas áreas, as atividades acontecem dentro e fora da própria Instituição. Opções como os cursos preparatórios para concursos públicos e interpretação de exames são os que se repetem a cada ano e contam praticamente com turmas fechadas. Ou seja, as férias acadêmicas servem de espaço para a atualização de conteúdos importantes para os futuros profissionais. Para a comunidade, o período é uma oportunidade de aprender mais sobre assuntos pouco difundidos. A oficina de Introdução à Degustação de Vinhos, por exemplo, oferecerá uma imersão no universo da enologia com dicas sobre harmonização de vinhos e de pratos, com baixo investimento. Outras ofertas como oficinas de artesanato com barro para crianças e produção de alimentos naturais também estão entre as opções do período.

Os interessados em participar, devem procurar o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI). Os telefones para contato são: (81) 2103.2000 / 2103.2026. O NAI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Edifício Sede da Faculdade Asces, ao lado do Protocolo. A programação está disponível no endereço eletrônico: www.asces.edu.br/feriasnocampus2011.