O grupo de pesquisa: Meio Ambiente e Consumo Sustentável apresentou, na última quinta-feira (12), os resultados do último questionário que foi aplicado para o público interno da Faculdade Asces. Segundo a coordenação do grupo, a avaliação foi positiva, principalmente quanto à redução do uso do papel e da reutilização do mesmo se comparados com a avaliação realizada há dois anos. A equipe pretende intensificar os trabalhos de conscientização e educação sobre o consumo sustentável.

Criado em 2009, o grupo já realizou duas pesquisas e conta com inúmeros artigos científicos elaborados sobre o tema. Ao longo desse período, o principal desafio tem sido a mudança da cultura de que reutilizar é uma atitude proativa e que traz excelentes benefícios para o meio ambiente. “Nós identificamos que as pessoas tem tido atitudes positivas em prol do meio ambiente, mesmo que o simples fato de reutilizar o papel, por exemplo. Mas é preciso avançar”, destacou o estudante de Direito Dirceu Lima. A opinião dele é compartilhada pelas jovens Roberta Torres e Juliana Mello, que também integram o grupo de pesquisa.

Para Clarissa Marques, professora e coordenadora, é preciso uma maior conscientização sobre o consumo do copo descartável diariamente. “Ainda é grande o consumo diário de copos, a média é de 5 por dia. A próxima etapa é conscientizar as pessoas quanto à reutilização ou mesmo o uso de canecas, evitando o desperdício”, disse a coordenadora.

O grupo divulgará nos setores os dados comparativos das pesquisas realizadas em 2009 e em 2011.