Os Projetos de Extensão “Prevenção e Detecção de Doenças Infecto-Parasitárias” e “Plantas Medicinais na Comunidade”, coordenados, respectivamente, pelos docentes Risonildo Pereira e Arquimedes Fernandes, do curso de Farmácia da Faculdade Asces,  promoveram, nesta terça-feira (23), palestra para professores da Escola Professor Vicente Monteiro, em Caruaru.

A ação tem como objetivo orientar os professores sobre as doenças provocadas por parasitas, tornando-os capazes de perceber sinais dessas parasitoses nos alunos, e sobre maneiras de combatê-las, utilizando plantas medicinais, como a hortelã e o mastruço.

O professor Risonildo destacou a importância da iniciativa: “Muitas parasitoses podem levar à morte. Além disso, pesquisas detectaram que a prevalência dessas doenças está relacionada com a dificuldade de aprendizagem dos alunos. A criança acaba ficando desnutrida e isso afeta o seu desempenho na escola”.

Além da perspectiva de realização de novas palestras sobre os temas, o Projeto “Plantas Medicinais na Comunidade” tem como proposta cultivar uma horta na escola, a fim trabalhar com alunos e professores os benefícios promovidos pelos ‘medicamentos naturais”.

“As plantas medicinais são eficazes no tratamento de verminoses, dores de garganta e de dente, dermatites de contato, entre outras doenças. A hortelã, por exemplo, combate em mais de 90% a amebíase”, ressaltou o professor Arquimedes.