Um dos maiores eventos jurídicos do Brasil, o X Congresso Internacional de Direito Tributário, será realizado no Recife de 6 a 8 de outubro de 2010, no Mar Hotel, em Boa Viagem.  Este ano o enfoque principal é a simplificação do sistema tributário e eficiência administrativa como fatores para o crescimento econômico do Brasil.

Temas polêmicos estarão presentes, a exemplo da guerra fiscal entre os estados, a partilha das receitas repassadas pela União, a burocracia, a cumulatividade dos tributos e os crimes tributários. Oitocentos congressistas e 100 palestrantes de várias partes do Brasil e do mundo estão sendo esperados nesta edição do Congresso, que marca também os 10 anos do IPET – Instituto Pernambucano de Estudos Tributários.

Advogados, contadores, auditores, economistas, executivos, gestores fiscais, autoridades fiscais, procuradores, estudantes da graduação e pós-graduação estarão participando do evento. O professor Raymundo Juliano participará da mesa de palestras com o tema: “Os parcelamentos e as reduções de multas e acréscimos legais como forma de estimular o pagamento de débitos tributários e reduzir a dívida ativa. O Simples Nacional: avanços e soluções para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas”. A palestra será nesta quarta-feira (06), às 17h30, na sala Fernando de Noronha.

Ainda neste mês de outubro, o professor Raymundo Juliano estará no XIX Congresso Nacional do CONPEDI, de 13 a 16, em Florianópolis – SC. O professor coordenará os trabalhos sobre: “Direito Tributário e Democracia”. O CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, que divulga as linhas de pesquisa e os trabalhos desenvolvidos nos programas de mestrado e doutorado no Brasil.