Entrevista concedida ao portal da Faculdade Asces, a coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição, Valéria Gorayeb, comenta sobre o III Encontro Asces de Enfermagem e sobre o II Encontro de Estudantes de Enfermagem do Agreste, que serão realizados nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Os desafios, a importância dos eventos e as conquistas do profissional da Enfermagem são as temáticas abordadas.

Portal Asces – Quais as perspectivas para o III Encontro Asces de Enfermagem?

Valéria Gorayeb – Na verdade, percebemos o Encontro Asces de Enfermagem, um momento oportuno para discutir os avanços e desafios da enfermagem em um contexto mais globalizado. Aproveitamos para contextualizar exatamente o que se discute em todos os cenários da atualidade da enfermagem, e colocamos os nossos profissionais, professores e graduandos nessa uniformidade social de conhecimentos.

Portal Asces – Porque da escolha deste tema?

Valéria Gorayeb – A Responsabilidade Social está sendo adotada para discussão em um cenário nacional sobre todas as óticas sociais. O cuidado, saber intrínseco a profissão de enfermagem, necessita ter em seu contexto essa preocupação, tendo em vista que não só a relação procedimental deverá ser refletida a partir da ação do cuidar. Atualmente, discute-se a necessidade de “humanizar” o cuidado, e não enxergamos essa possibilidade sem a preocupação com a responsabilidade social.

Portal Asces – Qual o maior desafio a ser alcançado no Encontro?

Valéria Gorayeb – Sensibilizar a sociedade acadêmica e do trabalho na temática adotada. Pois, igualmente às demais profissões da área da saúde, a preocupação com os estudos das “tecnologias duras” são mais comumente procuradas por esses profissionais. O que propomos com o nosso encontro, privilegia exatamente o oposto: Discutir possibilidades a partir das “tecnologias leves” menos procedimentais e mais relacionais.

Portal Asces – Quais os benefícios gerados aos estudantes de enfermagem no Encontro?

Valéria Gorayeb – Acrescer e enriquecer os conhecimentos dos graduandos sobre a temática, estimulando a produção científica, e promovendo o encontro da comunidade acadêmica da IES com as demais academias da região e do estado, oportunizando também aos profissionais de enfermagem do serviço.

Portal Asces – Qual a importância do profissional da enfermagem na saúde do Brasil?

Valéria Gorayeb – Partindo do princípio de que o cuidar do corpo humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total do ser, inclusive de sua essência existencial, visualizamos a importância e necessidade do profissional de Enfermagem dentro do contexto das políticas de saúde. A Enfermagem é uma profissão que tem compromisso com a coletividade e a saúde do ser humano, participando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade dos processos a ela relacionados. Trabalha atuando na proteção e no processo de recuperação da saúde com a ética legal. Suas ações agem sobre as necessidades referentes à saúde da população. O Enfermeiro mais do que mero coadjuvante, é agente ativo e indispensável no processo de promoção, cura e reabilitação do indivíduo a sociedade.

Portal Asces – Como o enfermeiro é visto em nossa sociedade?

Valéria Gorayeb – O enfermeiro já foi visto como um profissional que fazia parte da equipe de um hospital apenas para cuidar do paciente, e é claro que essa é uma função clássica do profissional. Contudo, abriram-se outros campos de trabalho, especialmente com a criação do sistema universal de saúde brasileiro e os modelos adotados de atenção primária de saúde. Atualmente ele é agente fundamental na integração dessa equipe, de presença obrigatória. Isso criou um campo bastante amplo e levou, também, a uma nova forma de entender o papel desse profissional. O enfermeiro de agora é alguém que, além da assistência ou o do cuidado direto ao paciente, exerce ações de gestão, coordenação de equipes, porque tem uma visão ampla das políticas de saúde, está preparado para discutir quais são os determinantes e os condicionantes ligados à questão de adoecer e morrer da população. Ele não atua só na assistência a partir da doença, atua principalmente na promoção da saúde.

Portal Asces – Quais as maiores dificuldades encontradas hoje pelo profissional da enfermagem?

Valéria Gorayeb – Observa-se que um dos fatores de maior enfrentamento hoje para enfermagem é a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no âmbito da organização. Conclui-se que as instituições de saúde têm como responsabilidade propiciar condições necessárias ao enfermeiro para executar de forma efetiva o planejamento da assistência, pois, não basta fazer, é preciso fazê-lo bem; não basta exigir, é preciso oferecer condições. Além disso, o enfermeiro também precisa entender a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem para o reconhecimento e valorização da profissão, pois é uma ação de competência única do enfermeiro. Nesse sentido, deve haver uma mobilização junto às ações de educação continuada a fim de suprir as dificuldades reais dos profissionais, com enfermeiros responsáveis / competentes, que tenham referenciais teóricos, objetivos assistenciais e considerem constantemente essas práxis. Além disso, a indigência de se promover uma ampla discussão sobre o assunto nas Escolas Formadoras, a fim de determinar posicionamentos frente a essa fragilidade.