De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparados com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados em setembro, a cidade de Ermo, que fica no litoral sul de Santa Catarina, lidera uma lista de 50 municípios com a maior diferença entre a população e eleitorado.

Em Ermo, localizada a 230 quilômetros de Florianópolis, o número de eleitores corresponde a 130% dos habitantes. No Braisil existem 1.379 cidades têm um eleitorado superior a 80% da população. De acordo com a legislação, quando este percentual é atingido, é preciso fazer a revisão do eleitorado.

Entre as 50 cidades com mais eleitorado do que população, a região Nordeste possui o maior número – 20 municípios. O prefeito do município (Ermo), Marcos Leone de Oliveira, explica que muitos habitantes dos municípios vizinhos têm título eleitoral na cidade. Além disso, segundo ele, estudantes que vão para outros municípios para cursar uma faculdade mantêm o título em Ermo.

O TSE determinou, em setembro deste ano, a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios do país. Assim, 6.812.962 eleitores de 24 estados devem comparecer ao cartório eleitoral de seu município até o fim do ano para regularizar a sua situação, caso contrário, poderá ter o título de eleitor cancelado.

Para chegar ao número de municípios que devem ter o seu eleitorado revisto, o TSE utiliza as projeções populacionais produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As revisões não podem ser realizadas em ano de eleição.

Com informações da Agência Brasil.