A Faculdade Asces apresenta mais uma importante opção de graduação para o Ensino Superior na região: a Licenciatura em Educação Física. Autorizada através da Portaria SESU/MEC Nº 337/2011, esta graduação se destina à formação de professores capazes de identificar o conhecimento na área da Educação Física, bem como planejá-lo e aplicá-lo com uma visão de compromisso social. Este profissional terá habilidades para lecionar na área da Educação Básica, que compreende os ensinos fundamental e médio.

O Edital para o processo seletivo está disponível no Portal Asces, clique aqui. As inscrições serão feitas de 21 a 25/02 para os portadores de diploma de Bacharelado em Educação Física, no valor de R$ 90,00. As matrículas acontecerão de 02 a 04/03 e as aulas para a primeira turma terão início no dia 14/03. Ao todo são 50 vagas para a primeira entrada no turno noturno.

Esta graduação soma-se às outras 11 já oferecidas pela Instituição, mas conta com um importante diferencial: é a primeira Licenciatura da Faculdade Asces em cerca de 52 anos de fundação. A oferta surge a partir da demanda de formação de professores nessa área na região. “Verificamos constantemente, inclusive, professores de outras áreas ministrando aulas de Educação Física por conta da escassa existência dos mesmos”, revelou a coordenadora do curso de Licenciatura da Asces, Roberta Granville.

De acordo com Roberta, o curso pode ser concluído em dois anos ou até um ano e meio se o estudante for um egresso do Bacharelado em Educação Física. Para os demais perfis de estudantes, estes poderão concluir em até três anos. “Um diferencial é que iremos contar com toda a infra-estrutura que já temos do Bacharelado. E como o mesmo já funciona desde 2004, temos já a experiência bem estruturada de tudo o que o curso irá precisar em termos de recursos materiais. Em relação ao corpo docente, a maioria dos nossos professores do Bacharelado é formada na antiga Licenciatura Plena e muitos deles têm Mestrado em Educação, além da experiência na Educação Básica”, destacou a coordenadora.

Um outro aspecto importante nesta área é a diferenciação da Licenciatura em relação ao Bacharelados, ambos oferecidos pela Asces. O Bacharelado, por exemplo, forma o Profissional de Educação Física que irá atuar na área fora do ambiente escolar como academias, clubes esportivos, Nasf e PSFs. Já a Licenciatura forma o Professor de Educação Física que, além de atuar como professor do componente curricular Educação Física na escola, também pode atuar com o treinamento escolar. Segundo Roberta, existem ainda outras questões que diferenciam os dois cursos de ordem epistemológica e também de ordem política que estiveram influenciando a transformação da antiga Licenciatura Plena em dois cursos diferentes.