A Faculdade Asces, em Caruaru, foi sede no Agreste da seletiva para o VER-SUS, programa do Sistema Único de Saúde para fomento ao estágio. O resultado final foi apresentado nessa quinta-feira (23/12) e da Asces 20 estudantes foram aprovados para imersão em municípios pernambucanos.

O VER-SUS Brasil (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil) faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e em Pernambuco contou com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e a Faculdade Asces que tem por objetivo aproximar os estudantes universitários do setor de saúde e outras áreas; dos desafios inerentes à implantação do sistema de saúde no país.

Fortalecer a vivência do estudante universitário durante a sua formação nas realidades do SUS. Pra formação de profissionais que tenham uma sensibilidade maior preparados para atuarem no SUS.

No Brasil, aproximadamente 75% da população dependem exclusivamente do SUS. No Nordeste, esse percentual sobe para 85%. "Contudo, toda a população do país utiliza o Sistema Único de Saúde, sejam com as vacinas e vigilância sanitária, por exemplo", explica o coordenador do curso de Saúde Coletiva da Asces, Francisco Santos.

A vivência será em três cidades de Pernambuco – Recife, Vitória e Bezerros. Serão dez dias de imersão na localidade.