O TCC da aluna Joana Suelania Lima do curso de Engenharia Ambiental, busca usar uma técnica de conservar água nos reservatórios e açudes de nossa região do agreste.  Essa pesquisa é pioneira no Brasil, sendo bastante utilizada nos Estados Unidos, Israel e outras localidades no mundo. 
Chamada de Shade Balls (tradução live: Bolinhas de Sombra), um reservatório é coberto com bolinhas pretas, que segundo a literatura pode reduzir em até 90% a evaporação gerada pela irradiação solar na água. Segundo os estudos, um pequeno reservatório coberto com as bolinhas de sombra evitaria a evaporação da água,  resistindo por no mínimo 3 meses a mais do que o reservatório sem as bolinhas. 
Após a conclusão do estudo, confirmado os índices da literatura, a técnica poderá ser utilizada em açudes, barreiros para que a água tão preciosa permaneça nos nossos reservatórios por muito mais tempo. Orienta esse TCC o professor Luiz Santos que faz parte do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade do Curso de Engenharia Ambiental.