Leveza e sensibilidade foram a marca do Luau da Unidade, promovido pelo curso de Psicologia, para conscientizar o público presente sobre o Outubro Rosa, voltado à prevenção ao câncer de mama. Os estudantes do segundo período do curso organizaram o evento, que contou com muita música acústica, poesia, reflexões e partilhas. 

O evento foi realizado no campus II da Instituição, com a participação de estudantes de outros cursos e também pessoas convidadas. Considerado o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, a doença representa um em cada três tipos de câncer diagnosticados em mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia. Por ser um diagnóstico que causa impactos psicológicos, a profissão se torna fundamental no processo de aceitação e tratamento. 

É o que relata a professora Valéria Gorayeb, coordenadora do curso de Enfermagem, que é paciente oncológica há três anos e achou na terapia um alento a esse momento. “Sou muito grata a minha terapêuta oncológica, que me fez enxergar de outra forma o processo. Fui especialmente tocada por este luau, e espero que esse momento de conscientização não pare por aqui e reverbere”, frisou. 

Para a estudante Thayzis Camila, o evento buscou despertar a importância de se olhar e cuidar de si. “Esse tema Outubro Rosa é muito importante para nós, e quisemos trazer para a população como é relevante se olhar, se cuidar, cuidar do corpo e da mente e a Psicologia tem essa proposta de estender, pois não precisamos só falar de mente mas também de corpo, pois somos essa junção”, disse.