Nos dias 17 e 18 de agosto, será realizado o IV Simpósio de História Asces-Unita, no campus I da Instituição. Este ano, o evento terá o tema “Narrar e educar para democracia: o historiador profissional e o profissional de História” e reunirá estudantes e pesquisadores para aprofundar a temática com mesa de diálogo, apresentação de trabalhos e a comemoração ao Dia do Historiador. O Simpósio se propõe a discutir a problemática da construção da democracia como um compromisso cidadão. As inscrições podem ser feitas neste link.

Para o coordenador do curso de História, Wilson Rufino, é importante aproveitar esses espaços para refletir sobre o papel dos profissionais da área nessa discussão. “No atual estágio da civilização, a humanidade se defronta com o aumento da degradação ambiental e com ataques frontais aos direitos humanos e aos sistemas democráticos de governo. Tudo isso nos impele à reflexão sobre quais seriam os valores e compromissos que os profissionais do campo das Ciência Humanas, especialmente historiadores/as e professores/as precisam assumir frente a esse cenário”, afirmou.

Também está disponível o edital para o Encontro de Pesquisadores.

Dia 17

MESA DE DIÁLOGO

Horário: 19h

Profissionais convidados: Dr. Vanuccio Medeiros Pimentel (Asces-Unita); Dr. Marco Luppi – Professor (Instituto Universitário Sophia, Florença-Itália); Mestrando UFPB Julio Cesar dos Santos Nascimento (Egresso Asces-Unita e Professor EREM Agamenon Magalhães)