Equidade e preservação da saúde dos quilombolas e extrativistas são temas de debate em Caruaru durante o 2º Seminário Nacional de Saúde Intercultural, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), pelo Conselho Regional de Enfermagem-PE (Coren) e pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). A Instituição sedia o evento e proporciona aos seus estudantes a vivência deste debate. O evento tem o tema “Quilombolas e Extrativistas: A Enfermagem na transformação de paradigmas” e recebeu profissionais da enfermagem de todo o país. 

Na programação, palestras e relatos de experiências voltados a esta temática tão fundamental em nossa sociedade, dialogando sobre saúde pública e inclusão.

 De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Asces-Unita, Valéria Gorayeb, o evento de relevância nacional encontra na Asces o ambiente ideal para esse tipo de temática. “Pela primeira vez recebemos este evento, protagonizando e partilhando sobre a representatividade de toda a enfermagem e os avanços necessários na saúde pública”, afirmou. 

Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, promover eventos deste tipo é um dever. “Estamos muito felizes em poder trazer esse grande evento para Caruaru, agradecemos à instituição pela parceria e parabenizamos a Comissão Nacional de Saúde Intercultural em poder discutir algo tão importante para a nossa profissão. Precisamos capacitar a enfermagem para atuar junto aos segmentos muitas vezes discriminados, tendo isso não apenas como uma necessidade, mas como um dever”, frisa.