O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) desde 2020 criou um desafio global “MUN Refugee Challenge”, para que eventos trabalhando com simulações das Nações Unidas (em inglês “Model of United Nations – MUN’s) em todo o mundo, adotassem a temática dos refugiados despertando a atenção para os sérios problemas das pessoas que são obrigadas a abandonar seu país em virtude de sofrerem graves violações aos Direitos Humanos. Este desafio já contou com a participação de mais de 60 mil estudantes secundaristas e universitários de 80 países desde 2020. A partir de 2021, o Projeto de Extensão Simulação de uma Organização Internacional do Centro Universitário Tabosa de Almeida da Associação Caruaruense de Ensino Superior (SOI ASCES-UNITA) em parceria com o Laboratório de Práticas em Política e Relações Internacionais (LAPRI ASCES-UNITA), decidiu tomar parte neste importante desafio. Neste semestre 2023.1 contamos com a participação muito especial dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Diocesano de Caruaru nesta jornada.

No próximo dia 13/06, terça-feira, a partir das 14h, o Projeto de Extensão Simulação de uma Organização Internacional (SOI ASCES-UNITA) vai realizar a II Sessão da VIII MUN ASCES-UNITA, agora com apresentação dos estudantes do ensino médio do Colégio Diocesano, contando com palestra online de Luciana Saab do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O evento será transmitido online, com inscrições gratuitas no Sympla para ouvintes e certificado de 4 h/a através do LAPRI ASCES-UNITA.
LINK: