A Mazuca de Agrestina é o tema da IV Conferência de Cultura, Identidade e Estética na Imagem, que será promovida pelo curso de Jornalismo da Asces-Unita na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h30. Este ano, o evento será realizado, excepcionalmente, por videoconferência. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia do evento, exclusivamente pela internet. Haverá certificação para os participantes.

O evento aborda uma temática que será aprofundada por outra atividade do curso, a ser realizada no segundo semestre: a V Exposição Fotográfica Novos Olhares. A ideia é que na conferência espaço para compartilhar informações de diferentes áreas do conhecimento sobre a Mazuca de Agrestina: a partir de aspectos culturais, de identidade, estéticos e históricos. Valorizando a interdisciplinaridade, para analisar a produção artístico-cultural em questão.

Participarão do debate: Christiane Bôa Viagem (jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, e professora da Asces-Unita); José Daniel (historiador, mestre em História e professor da Asces-Unita); e Josenildo Santos (graduado em Letras e em Jornalismo, é secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, onde também atua como diretor do Departamento de Comunicação do município).

A coordenadora do curso de Jornalismo, Cristina Vila Nova, destaca a proposta do evento. “É valorizar a cultura que presente em Caruaru e na região, e cada vez mais construir com nossos alunos a dinâmica do Jornalismo Regional. Além de possibilitarmos que a sociedade conheça a riqueza cultural presente em nossa terra, através das produções fotográficas dos discentes de Jornalismo da Asces-Unita. Também levantaremos o debate sobre a interculturalidade, através das contribuições de especialistas envolvidos com a temática”, observa.

IV Conferência de Cultura, Identidade e Estética na Imagem é coordenada pelos professores Diogenes Barbosa e Paulo Ricardo de Paiva. O evento tem inscrições gratuitas e abertas para estudantes de todos os cursos da instituição, bem como para a comunidade externa. Elas poderão ser realizadas até a próxima quinta-feira (28), exclusivamente pelo endereço: https://forms.gle/Z7JyM5dnMegK45wn8.

As atividades acontecerão online, através do Google Meet. É possível fazer o download do aplicativo pela Play Store ou pela Apple Store. Quem for acompanhar pelo computador, não precisa baixar nenhum programa. O endereço de acesso à sala virtual da conferência será encaminhado para o e-mail dos inscritos no dia do evento.

SOBRE A MAZUCA DE AGRESTINA – A dança assemelha-se ao Coco de Roda e foi trazida para o Agreste de Pernambuco por descendentes de escravos. Isso há mais de um século. Desde então, a Mazuca de Agrestina mobiliza diferentes gerações. O grupo se destaca e leva o nome do município para todo o país. Inclusive, há reconhecimento em nível nacional: a premiação no Festival TIM de Música Brasileira, em 2009.

Na cidade de, aproximadamente, 25 mil habitantes, todos se orgulham do grupo que foi criado por Amara Maria da Conceição, em 1979. A rainha da Mazuca, como ficou conhecida, dedicou os 107 anos de vida à dança e, junto com o grupo, gravou o primeiro CD com músicas e vários depoimentos. Dona Amara morreu em agosto do ano passado, mas a Mazurca permanece viva em Agrestina, fortalecendo a cultura do município.