Professores e estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) terão novas ferramentas para desenvolver as atividades acadêmicas, durante o período de quarentena. É que uma articulação permitirá que os dois públicos tenham acesso gratuito, nos seus computadores pessoais, durante todo o período em que durar a suspensão das atividades nos campis, à Creative Cloud (plataforma da Adobe que reúne alguns dos programas mais cobiçados para a produção e edição digital de conteúdos).

Entre os programas que passarão a ser disponibilizados gratuitamente para docentes e discentes, aparecem: o Adobe Photoshop, o Adobe Lightroom e o Adobe Premiere. Eles permitem, por exemplo, desde a criação de ilustrações para materiais gráficos, até mesmo a edição profissional de fotografias e vídeos.

Segundo o professor Diogenes Barbosa, que esteve à frente da articulação, o acesso às ferramentas poderá dar novas possibilidades à dinâmica de ensino, durante este período. “Já a partir desta quinta-feira (23), estudantes e professores poderão fazer o download e a ativação dos programas que desejarem utilizar. Eles receberão um vídeo, por e-mail, com instruções de como fazê-lo. A medida em que forem tendo acesso às ferramentas, criam-se novas possibilidades de dinamização do ensino durante este período (com o uso destes novos recursos)”, explica.

Durante o funcionamento regular das atividades, os dois públicos têm acesso às ferramentas através do Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej). O que não é possível no momento, por conta da suspensão das atividades presenciais em sala de aula (devido a pandemia do novo coronavírus).

A articulação para disponibilização dos programas contou com importante contribuição do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da instituição.