O projeto Saúde Legal, vinculado ao curso de Direito da instituição realizará uma palestra sob o tema: Paciente Oncológico, suas lutas e seus direitos. A atividade contará com 4h aulas e terá como palestrantes a Sra. Vera Lucia, paciente oncológica, a advogada Maria Paula Pessoa, idealizadora do projeto que atua na área e tem o instagram @lencododia que relata sua rotina enquanto paciente oncológica e orientações quanto aos direitos dos pacientes, o evento também contará com as presenças do psicólogo Rodrigo Bandeira e o professor Daniel Paixão.
A palestra acontecerá no campus I da Asces-Unita na quinta-feira (29) às 19h.
Saúde Legal

O Programa Saúde Legal é uma extensão universitária, ligado ao Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da ASCES/UNITA. Surgiu a partir de uma ação social realizada em outubro de 2017, momento em que se percebeu a carência de informações quanto aos direitos dos pacientes oncológicos e seus familiares. Dessa forma, foi implantado em 2018 o referido Programa, o qual causou impacto positivo aos pacientes cadastrados e atendidos, que tiveram a oportunidade de buscar a efetivação de seus direitos administrativamente.

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer toda a sua família adoece. A legislação lhe assegura alguns direitos, mas, são desconhecidos pelos principais atores, principalmente aqueles que possuem maior vulnerabilidade e necessitam de assistência técnica social e jurídica gratuita.

O programa tem causado relevante impacto na comunidade, seja com os pacientes e seus familiares, seja com os profissionais de saúde que tiveram contato com a iniciativa, pois por serem eles os responsáveis pelo primeiro contato com o paciente pretende-se que eles possam estimular a busca das garantias legais.

Atualmente o projeto é coordenado pelo professor Thiago Pessoa.