O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está elaborando um compêndio de plantas medicinais e fitoterápicos utilizados na rede pública de saúde. De acordo com um dos organizadores do compêndio, o objetivo da iniciativa do CFF é ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS, com garantia de acesso aos produtos e aos serviços farmacêuticos a eles relacionados.

Para o Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de São Paulo, Ely Eduardo Saranz, o compêndio garantirá informações a respeito das plantas medicinais que partem da lista do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Segundo o Conselheiro Ely Eduardo Saranz, um bom momento para os farmacêuticos da área prestarem a sua colaboração ao compêndio será o "1º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde", que será realizado, de 21 a 24 de agosto de 2008, em Cuiabá (MT). Nas mesmas data e local, serão realizados o "2º Congresso do Pantanal" e o "9º Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste". Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail informações@congressomatogrosso.com.br ou pelo site www.congressomatogrosso.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CFF.