A Câmara Privativa de Conciliação e Mediação comemora nove anos de funcionamento no Escritório de Práticas Jurídicas da Asces-Unita. A ação é fruto de convênio firmado junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, e tem sido um importante instrumento para pacificação social na medida em que realiza, semanalmente, sessões de mediação, as quais são conduzidas pelos profissionais orientadores que, possuem habilitação em mediação e arbitragem.

A Câmara atende não só a demanda da população carente de Caruaru, mas também proporciona atividade complementar para um grupo de 20 alunos de Direito, por semestre. A rotina consiste na realização de mediações reais e simuladas, com a apresentação das técnicas de Mediação e Arbitragem. Os acordos firmados são encaminhados ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos, onde são homologados pelo juiz competente.

525 acordos já foram mediados graças ao trabalho da Câmara, evitando, assim, que eles virassem processo. De acordo com a coordenadora da CPMC, Elizabeth Bezerra, trata-se de um instrumento que trouxe muitos benefícios para a comunidade. “A mediação é um método extrajudicial de conflitos, no qual prevalece a vontade das partes. Nesse passo, as pessoas que se utilizam da mediação têm a possibilidade delas mesmas resolvam seus conflitos sem que um terceiro decida por elas. Desta forma, a Câmara proporciona a garantia ao acesso à justiça, autonomia de sua vontade, além de celeridade na solução de seus conflitos”, explicou.

A Câmara de Mediação fica localizada na Avenida Aracaju, nº 257, Bairro Universitário, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.