Entre os dias 02 e 04 de agosto estiveram presentes os docentes Ana Paula Luna, Anderson Torreão, Angela Andrade, Angéllica Leite, Renata Cabral e Sibele Ribeiro no IX Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na formação em Saúde, realizado em Curitiba/PR, promovido pelas Faculdades Pequeno Príncipe, da mesma cidade. Foram apresentados 07 trabalhos frutos de experiências realizadas na Asces-Unita utilizando Metodologias Ativas no ensino-aprendizagem.

 

A tendência pedagógica contemporânea busca favorecer o desenvolvimento profissional voltado para as dimensões éticas e humanísticas, com capacidade de reflexão crítica e atenção às necessidades da população, a fim de buscar transformar realidades. Diante dessa necessidade, emerge uma crescente intenção pela busca de métodos inovadores de ensino-aprendizagem, de modo a contemplar as reais necessidades da sociedade, ultrapassando os limites do treinamento puramente técnico para, efetivamente, alcançar a formação do homem na dialética da ação-reflexão-ação (Mitre et al., 2008).

 

Nesse contexto, emergiram as metodologias ativas como um modelo de formação profissional mais adequado com os princípios e necessidades da atual política de saúde (Marin et al., 2010). Os métodos de aprendizagem ativa ancoram-se na pedagogia crítica, a qual parte de uma crítica de ensino tradicional e propõe-se a usar as situações-problema como um estímulo à aquisição de conhecimentos e habilidades.

 

O Fórum oportunizou a divisão de experiências já vivenciadas na Asces-Unita, ao mesmo tempo em que permitiu a troca de conhecimentos com ações realizadas por outras instituições de ensino superior que utilizam tais metodologias em suas práticas pedagógicas, comenta o grupo de docentes que represou a Asces-Unita no evento.

 

IX Fórum Nacional

O emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem é uma recomendação expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais das 14 carreiras da área da saúde. Tal proposição exige mudanças na prática docente de maneira a ultrapassar a perspectiva eminentemente transmissora e reprodutora do conhecimento em direção a processos crítico, ativos e reflexivos.

Neste contexto, as metodologias ativas se destacam como estratégias que permitem uma leitura e intervenção consistente sobre a realidade, bem como a valorização de diversos sujeitos no processo de construção coletiva, concebendo o aluno como protagonista de seu processo de aprendizado.

Ainda que do ponto de vista teórico-conceitual a educação tenha avançado na compreensão dos fundamentos e pressupostos didáticopedagógicos que alicerçam o uso de metodologias ativas, há ainda uma lacuna na formação docente para o uso das mesmas, o que exige fomentar processos de educação continuada, à luz do que se propõe no Fórum.