Diversos serviços foram oferecidos pela Asces-Unita na Ação Integrada de Cidadania, que ocorreu na Escola Estadual Dom Miguel de Lima Valverde e foi promovida pelo Governo Presente na manhã do último sábado (16).  A participação da IES é fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que estava com uma unidade móvel disponibilizando atendimentos à população e orientações sobre conciliação e mediação.

Estudantes e professores da Asces-Unita estiveram presentes, possibilitando acesso a atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional, orientação jurídica, distribuição de mudas e plantas medicinais, além de informações sobre saúde e bem-estar e demonstração de como funcionam as reuniões da ONU.

Na ocasião, o presidente do TJPE, Adalberto Melo, visitou os serviços oferecidos pela Asces-Unita e reforçou a importância desse tipo de parceria em prol da população. “O acesso a serviços é direito de todo cidadão, independente de raça, credo ou opinião política, sem discriminação, e isso tem que se transformar em um trabalho diário e permanente. A Asces-Unita, por ser um centro de pesquisa e ciência, com vários serviços de extensão sendo oferecidos, é um parceiro de grande importância nesta missão”, explicou.

Dona Maria das Graças foi uma das usuárias que usufruiu dos serviços da Asces-Unita, fazendo o teste de glicemia e aferindo a pressão. Para ela, essas iniciativas facilitam a vida de quem precisa. “Esse é um evento muito importante porque, muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ir fazer o exame e aqui a gente já faz um resumo de tudo que vai precisar”, afirmou.

Casa da Justiça e Cidadania

Durante a visita, o presidente do TJPE, Adalberto Melo, adiantou que a Asces-Unita será parceira do Tribunal em mais uma ação que trará diversos benefícios para a comunidade caruaruense: a implantação da Casa da Justiça e Cidadania. Trata-se de uma unidade multifuncional que visa promover o desenvolvimento de ações destinadas à efetiva participação do cidadão e de sua comunidade na solução de seus problemas e sua aproximação com o Poder Judiciário, além de servir de sede e apoio logístico aos agentes comunitários de justiça e cidadania. Esta será a primeira unidade do serviço em Caruaru.