O mês de julho foi bastante movimentado para o curso de Odontologia e no Laboratório de Biofotônica e Materiais Aplicados à Saúde. Ao longo deste período ocorreram alguns eventos marcantes que contaram com a participação de professores e estudantes. Abrindo o mês, no dia 1o, houve a reunião anual do INFO (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica), projeto vinculado aos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), sediado pela UFPE e do qual a Asces-Unita participa como grupo emergente; neste evento houve apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e estudantes de odontologia, como também das demais instituições de pesquisa vinculadas em todo o país.

Em seguida, no período compreendido entre os dias 2 e 5 do mesmo mês, houve a 10a ICNP (Conferência Internacional de Fotônica), um evento sediado no Recife que contou com a participação de pesquisadores de mais de 20 países. Na ocasião foram apresentados dois trabalhos envolvendo a participação de professores e estudantes da instituição, e um deles recebeu menção honrosa. Continuando a sequência de eventos, em 06 de julho a Profa. Vanda Carneiro defendeu sua tese de doutorado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco, intitulada “Caracterização da contração linear de resinas compostas e avaliação de nanopartículas metálicas como agentes de compensação no diagnóstico de cárie através da tomografia por coerência óptica”.

Já no dia 11 de julho ocorreu uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas envolvendo as conquistas estaduais mais recentes na área de CT&I, sendo uma delas o apoio do Governo de Pernambuco aos INCTs.  Este evento contou com a participação de coordenadores e membros de equipes dos referidos grupos de pesquisa, incluindo a Asces-Unita que, como se sabe, é integrante da equipe de pesquisa do INCT/INFO.

Por fim, entre os dias 18 e 21 ocorreu em Fortaleza o 53o Encontro do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD), um dos encontros de pesquisa da Odontologia mais importantes no Brasil. O evento abordou a temática da ciência de materiais odontológicos e suas aplicações na clínica odontológica em todas as especialidades, contando com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais, a exemplo dos Editores de revistas de renome internacional, como o Dental Materials e o Journal of Adhesive Dentistry. Na ocasião as progessoras Cláudia Mota, Patrícia Lins a Vanda Carneiro apresentaram três trabalhos de pesquisa realizados na Asces-Unita.