A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) obrigou os planos de saúde a oferecer uma série de novos exames e procedimentos a partir de hoje, 03 de abril. A Publicação oficializada no diário oficial em 10 de janeiro prevê a inclusão de procedimentos como: sessões de psicoterapia e fonoaudiologia, procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia e exames de DNA para doenças genéticas.

Segundo a ANS, os novos serviços devem ser oferecidos aos planos contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, quando a nova legislação para o setor entrou em vigor. A agência diz que 26 milhões de pessoas serão beneficiadas com as mudanças.

As assistências médicas, por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge), apelaram à Justiça contra a inclusão dos novos serviços. Os planos de saúde questionam as alterações, alegando que os novos serviços irão aumentar os custos de sua operação. A ANS diz que precisa de um ano com as novas regras em vigor para avaliar seu impacto econômico.

A agência colocou o telefone 0800 7019656 a disposição dos clientes que não tiverem a sua disposição os novos procedimentos a partir de hoje. Eles devem denunciar a empresa que pode ser multada entre R$ 50 mil e R$ 80 mil por infração cometida.

Leia mais notícias sobre o assunto:
Planos de saúde vão cobrir vasectomia, laqueadura e DIU ;
Mudanças do ‘PAC da Saúde’ possibilitam usuários de planos não cumprir carência ;