Os futuros farmacêuticos da Asces-Unita, estudantes do sétimo período do curso de Farmácia, foram visitar a farmácia do Hospital Barão de Lucena (HBL) no Recife, o único desta capital que manipula nutrição parenteral. A visita foi parte das atividades da disciplina Nutrição clínica e parenteral, ministrada pela docente Cynthia Coimbra e nesta os estudantes foram guiados e orientados pelo professor da instituição e farmacêutico do HBL Rosiel Santos. A farmácia do HBL é composta pelos setores de dispensação interna, de fracionamento, farmácia ambulatorial, manipulação de quimioterápicos e manipulação de nutrição parenteral. Por ser um hospital de referência em obstetrícia e pediatria, o HBL atende a muitas crianças, neonatos pré termos e mesmo a termo, além dos demais pacientes que precisam de nutrição parenteral, que é uma forma de alimentação por via intravenosa para pacientes impossibilitados de usar o trato digestório. O único profissional habilitado no preparo destes produtos é o farmacêutico, que seleciona e adquire todo o material, garante as boas condições e adequação do setor, realiza a avaliação, o registro e a manipulação de cada NP, treina todo o pessoal relacionado ao setor, prevê e garante a estabilidade, a conservação e o transporte da NP e realiza também seu controle de qualidade. E por tudo isso é membro obrigatório da equipe multiprofissional de nutrição parenteral (EMNP) em todos os hospitais em que se utiliza nutrição parenteral.