Estudantes do primeiro, do terceiro e do quinto período de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) participaram, nesta terça-feira (28), de uma série de visitas técnicas a veículos de comunicação e instituições com sede em Recife.

A proposta era observar novas práticas e possibilidades de atuação dos futuros profissionais de Jornalismo no mercado de trabalho, bem como iniciativas criativas que têm despontado em grandes veículos da imprensa/instituições tradicionais do Estado.

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), puderam conhecer a estrutura e os projetos mantidos pela Assessoria de Comunicação (Assecom). Que, neste caso específico, trabalha de forma integrada a outras assessorias institucionais, possibilitando melhor articulação entre os setores e as demandas.

Ainda na Unicap, tiveram acesso a uma palestra do professor Cláudio Bezerra. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cláudio é professor nos cursos de Jornalismo (graduação) e Indústrias Criativas (mestrado), com foco na produção audiovisual – tema de sua palestra.

O terceiro compromisso do dia foi a visita ao Diário de Pernambuco, no Recife Antigo. Considerado “o jornal mais antigo em circulação na América Latina” (191 anos), lá os estudantes puderam reconhecer, por exemplo, novas práticas que despontam dentro das redações dos tradicionais impressos (destaque para a produção de vídeo e conteúdo para diferentes plataformas digitais, além de projetos que ainda serão lançados pelo periódico).

As visitas técnicas desta terça-feira foram finalizadas na TV Clube, afiliada da Record. Os alunos foram recebidos pelo jornalista Ciro Guimarães, apresentador do Jornal da Clube. E puderam conhecer as estruturas dos estúdios de onde são transmitidos os diferentes programas da emissora.

“Sobre as visitas técnicas, precisa-se reforçar uma mensagem que acredito ter sido bem frisada pelos diferentes profissionais, nos veículos visitados: novas práticas estão surgindo dentro das instituições jornalísticas, novas ferramentas e plataformas estão sendo incorporadas à rotina de trabalho e isso demonstra a renovação de veículos tradicionais, como o imprenso”, destaca o professor Diogenes Barbosa, do curso de Jornalismo da Asces-Unita, que acompanhou as visitas junto com os professores Paulo Ricardo de Paiva e Cristina Vila Nova.