O livro, “Energia, Produção e Sustentabilidade”, foi lançado neste mês de outubro na Reitoria da Asces-Unita pelo grupo de pesquisa de Energia, Produção e Sustentabilidade do Centro Universitário.

A publicação foi estruturada em três temas: Ecoeficiência, Energética e Produção, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Produção apresenta através de uma coletânea de trabalhos e artigos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa.

Neste primeiro tema foram abordados aspectos de Ecoeficiência Energética e Energia solar fotovoltaica, onde é apresentada uma proposta de metodologia para análise da eficiência energética e produtiva industrial.

Já o segundo tema são apresentados trabalhos sobre ergonomia, carga de trabalho e qualidade de vida nas atividades dos centros de operação e controle de energia elétrica pesquisadas em Portugal e em instituições e empresas do estado da Paraíba.

No último eixo foram abordados os aspectos de indicadores de cidades sustentáveis, apresentando uma metodologia de análise na área de energia, descrito por um trabalho de estudo de caso em uma indústria de Pernambuco sobre a gestão ambiental e os aspectos relacionados com o desenvolvimento organizacional e a competitividade empresarial.

O livro foi organizado pelos professores Miguel Melo, Luiz Gonzaga, Urias Elmon em coautoria com os estudantes Jeferson Pereira, Matheus Alencar, Mércio Timóteo, Mirelly Timóteo e Thiago Santos todos da Asces-Unita e contou com a colaboração de estudiosos da UFPB.