Pesquisadoras brasileiras de quatro áreas do conhecimento têm até o dia 15 de junho para se inscrever no programa de apoio à pesquisa patrocinado pela L’Oréal do Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (Ibecc), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Serão selecionadas sete doutoras que receberão bolsas de auxílio a pesquisa com valor equivalente a US$ 20 mil em reais. Os resultados serão divulgados no dia 10 de agosto de 2007.

O benefício será atribuído a doutoras brasileiras nas áreas de ciências físicas, ciências biomédicas, biológicas e da saúde, ciências matemáticas e ciências químicas. O objetivo é apoiar pesquisadoras que pretendam desenvolver trabalhos em instituições sediadas no Brasil e que tenham concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2003.

Segundo os organizadores do programa, as candidaturas válidas serão analisadas por um júri composto por oito pesquisadores indicados pela ABC, mais um representante da Unesco e um da L´Oréal. O júri será presidido por um membro da diretoria da ABC.

De acordo com a organização da premiação, as pesquisadoras selecionadas deverão desenvolver o seu projeto de pesquisa no Brasil durante o período de vigência da bolsa, devendo incluir em suas publicações uma menção a esse auxílio.

O formulário para inscrição e a lista de documentos a ser entregues ao programa podem ser consultados no endereço www.abc.org.br/loreal