Faltam pouco menos de cinco meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não há tempo a perder na preparação. Levantamento do AppProva, empresa de tecnologia voltada à educação e parceira de VEJA, mostra quais foram os conteúdos e habilidades mais exigidos nas provas entre 1998 e 2014. E para testar seu conhecimento, os candidatos têm a partir deste sábado a oportunidade de fazer o segundo Simuladão Enem do AppProva, com 180 questões, tal como o exame oficial.

Para garantir boa pontuação, os alunos devem ficar atentos aos temas recorrentes nas provas. “Tendo conhecimento dos conteúdos que foram mais cobrados na história do Enem, o estudante pode estudar e se preparar melhor, sabendo que esses temas têm uma probabilidade maior de serem exigidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Mas é importante ressaltar que ele não deve deixar de estudar os demais conteúdos”, afirma Bruno Fonseca, da equipe do AppProva.

Dificuldades – Utilizando os últimos dados fornecidos pelo Inep, referentes ao Enem 2014, a equipe pedagógica da empresa identificou que as três disciplinas com mais questões erradas pelos candidatos foram química, que apresentou apenas 16,5% de acerto (de 18 questões aplicadas), física, com 18,1% de acerto (de 14 questões aplicadas) e literatura, com 21,3% de acerto (de 6 questões).

De acordo com Regina Diaz, coordenadora do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro, compreender enunciados é uma das principais dificuldades vistas nos estudantes brasileiros. “No Brasil estamos vendo dois obstáculos recorrentes: o aluno que compreende o enunciado, mas desconhece o conteúdo da questão; e o aluno que desconhece até mesmo o que está sendo pedido, o próprio enunciado. A dificuldade de interpretação é bem recorrente”, afirma a pedagoga.

“Existem disciplinas que a maioria dos alunos tem dificuldades sempre: química, física e matemática. Isso acontece pois os estudantes não conseguem se apropriar desses assuntos e compreender como ele faz parte da vida deles. É a famosa pergunta: ‘qual o propósito de aprender isso?`”. De acordo com a pedagoga, os estudantes deveriam ser capazes de responder a essa pergunta com a ajuda da escola: programas que aproximem esses assuntos da vida dos estudantes – como oficinas e palestras – devem ser inseridos desde a infância, para evitar que cheguem ao Enem sem saber aplicar conteúdos das disciplinas.

Simuladão – Mirando na preparação para o exame, o AppProva realiza a partir deste sábado (11) até o dia 20 de junho o segundo Simuladão Enem, uma prova com 180 questões, similar ao exame oficial. Para realizar a prova gratuitamente, basta cadastrar um perfil no na página do AppProva no site de VEJA, ou pelos aplicativos da empresa, disponíveis para download em Android e iOS. O Enem acontece entre 5 e 6 de novembro.

Confira abaixo os conteúdos mais recorrentes do Enem desde 1998 (por área de conhecimento):

1. Linguagens e Códigos

A área de conhecimento de Linguagens e Códigos é dividida entre língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), literatura, arte, educação física e tecnologias da informação e comunicação. De acordo com o levantamento realizado pela equipe pedagógica do AppProva, na história do Enem o conteúdo mais cobrado em língua portuguesa foi variação linguística, que apareceu em 87 das 470 questões aplicadas entre 1998 e 2014. No caso de literatura, disciplina que apresentou a terceira maior taxa de erros no Enem 2014, das 99 questões aplicadas desde 1998, 15 cobravam o tema interpretação de poemas. Em 33,3% das questões históricas de literatura os estudantes deveriam ser capazes de relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário, sendo essa a habilidade mais exigida em literatura desde 1998. Para o caso das línguas estrangeiras, o conteúdo mais cobrado desde 1998 foi interpretação de textos jornalísticos. Em inglês, o tema abrangeu 21 das 65 questões aplicadas na história do Enem. No caso do espanhol, o conteúdo apareceu em 33 das 65 questões aplicadas na história.

2. Matemática

Desde 1998 já foram aplicadas 856 questões de matemática, sendo a disciplina mais cobrada na história do Enem. O que os números apurados pela equipe pedagógica do AppProva revelam é que gráficos e tabelas apareceram em 203 questões da história do Enem, sendo o conteúdo mais cobrado entre todas as disciplinas desde 1998 e 2014. A habilidade que a prova mais exige dos estudantes (abrangendo quase 20% de todas as questões já aplicadas) é a de resolver uma situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

3. Ciências da Natureza

Na área de conhecimento de ciências da natureza foram aplicadas 956 questões – divididas entre as disciplinas de biologia, química e física – desde 1998. Do total das questões dessa área de conhecimento, 241 foram dedicadas à química, disciplina que mais contabilizou erros entre os estudantes em 2014. Dessas, 57 perguntas eram dedicadas à química orgânica. A habilidade que os estudantes mais devem se atentar para realizar a prova de química (cobrada em 23,3% das questões históricas) é utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. Outras 274 questões foram dedicadas à física, a segunda disciplina que os estudantes mais apresentaram dificuldade em 2014. Dessas, 55 perguntas tiveram como conteúdo principal a energia. A habilidade mais cobrada dos estudantes que realizam as provas dessa disciplina é a de caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. Biologia teve 441 questões aplicadas até 2014. Desse número, 193 tiveram como tema principal a ecologia, sendo o segundo conteúdo que mais apareceu nas provas, atrás de gráficos e tabelas (de matemática)

4. Ciências Humanas

A área de conhecimento de ciências humanas e suas tecnologias é separada entre geografia, história, filosofia e sociologia. No caso de história, com 307 questões aplicadas desde 1998, 18 itens tiveram como tema principal a ditadura militar no Brasil. Em geografia, do total de 372 questões, 36 tratavam sobre a exploração de recursos naturais. A principal habilidade cobrada nas questões de geografia é a de avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas, conteúdo que se relaciona de forma bastante íntima com a exploração de recursos naturais. Essa habilidade foi cobrada em 43 questões, que representam 11,6% de todas as questões de geografia aplicadas desde 1998.

questões contabilizadas compreendem todos exames oficiais desde 1998, incluindo a segunda aplicação das provas (que são aplicadas para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL), e o Enem cancelado em 2009. Além disso, as questões anuladas oficialmente também não são consideradas. As provas aplicadas antes de 2009 não tinham o formato de 45 questões por área de conhecimento.

Fonte: Revista Veja