A última edição do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – Enade consagrou o curso de Odontologia da Asces-Unita como o melhor entre todas as instituições particulares de Pernambuco. O conceito quatro, repetindo o exame anterior, é resultado de trabalho e ações junto a um projeto pedagógico inovador, como observa o professor Marconi Maciel, coordenador do curso. “Além de um currículo inovador, os alunos começam a estagiar cedo, numa lógica de complexidade crescente que obedece à sistemática do sistema de saúde vigente”, avalia.

Saulo Miranda, procurador e pesquisador institucional da Asces-Unita, explica que apesar da avaliação ser dos estudantes, os resultados do Enade servem como insumos para os indicadores que refletem a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior no âmbito do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). “Os insumos até agora liberados indicam que a Asces-Unita continua se firmando como uma instituição de qualidade na nossa região”, destaca.

Como diferenciais na formação do estudante de Odontologia Asces-Unita, o professor Marconi Maciel cita o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), possibilitando campos de estágio em cinco especialidades, além dos projetos de extensão que aproximam o aluno da comunidade. “O nosso curso é realmente diferenciado, porque se volta para uma formação completa. É por isso que a Asces e o curso de Odontologia se destacam em âmbito regional e nacional”, argumenta.

Resultados como esse, afirma o coordenador, não são individuais, mas fruto de um trabalho coletivo, que envolve alunos, professores, corpo técnico e administrativo, e ao mesmo tempo um esforço da instituição em oferecer condições para o desenvolvimento de um trabalho competente. “Estamos mais uma vez muito orgulhosos desse resultado e a vitória é de toda a comunidade acadêmica”, reconhece.

O desempenho no Enade também é comemorado pelos egressos que um dia passaram pela Asces-Unita e se sentem orgulhosos da instituição onde estudaram. Jéssica Príncipe é natural de Custódia (PE) e morava em Campina Grande (PB) quando em 2015 iniciou Odontologia na Asces.

“Eu já ouvia falar muito bem do curso, mesmo fora do estado. Antes de prestar vestibular, procurei informações e só ouvi coisas boas. Quando comecei a cursar percebi que a instituição era diferenciada mesmo, o curso nos prepara para muitas realidades”, comenta.

Ao longo do curso, Jéssica participou de monitorias, projetos de extensão e estagiou em hospitais e instituições de renome, como o ICIA e o CEOC. A formatura aconteceu em dezembro de 2019, quando ela e sua turma participaram do Enade. “Tenho orgulho de dizer que me formei na Asces-Unita. Hoje, continuo na casa como residente multiprofissional em Saúde da Família. Acredito que a instituição ainda tem muito a me oferecer e eu a ela também”, conclui a cirurgiã-dentista.